segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Energia Livre, Lester Hendershot

Lester Hendershot,  que em 1920 fora até então considerado um pequeno inventor, com muitas de suas tentativas de produção de itens de prática,  teve um sucesso moderado algumas vezes com construção de brinquedos eletrônicos,  vendeu algumas de suas idéias para  pequenos fabricantes. Sua maior idéia, porém, foi tão revolucionário que envergonhou os maiores cientistas dos  EUA, porque eles não podiam explicar sua invenção, e se ela fosse  aperfeiçoada, iria possívelmente eliminar a necessidade de serviços públicos de eletricidade e em muitos casos,  seria mudar completamente os benefícios dos bolsos de grandes estruturas que exploravam esse serviço. 

Sua invenção era anteriormente chamada de "motor" pelos jornais, mas era na verdade um gerador, que foi alimentado pelo campo magnético da Terra. Seus primeiros modelos mais recentes criados geravam eletricidade simultaneamente e suficiente para acender uma lâmpada de 120 volts de luz e um rádio de modelo da època. Foi Testemunhado que  fornecia energia para executar um televisor e uma máquina de costura por horas .

Ele teorizou que a bússola magnética não apontava para o norte verdadeiro e que ela varia entre o norte verdadeiro e o magnético, em grandes medidas diferentes  quase em todos os pontos na superfície da Terra. (Naquela época as bússolas de aviação não funcionavam tão bem) Além disso, a bússola indução tem de ser definida antes de cada voo e naquela época nem sempre era confiável. Ele alegou que, com um pré-núcleo magnetizado ele poderia criar um campo magnetizado que iria indicar o norte verdadeiro.

Em continuar seus experimentos, ele descobriu que cortando a mesma linha de força magnética norte e sul, ele tinha um indicador do norte verdadeiro e que, cortando o campo magnético leste e oeste, poderia desenvolver um movimento giratório. 

Com este princípio em mente, ele mudou seus planos e começou a trabalhar em um motor que utilizou este poder magnético. Ele construiu um que iria rodar a uma velocidade constante, uma velocidade pré-determinada quando o motor fora construído. Poderia ser construído para a velocidade desejada, disse ele, e ele sentiu que um reli-motor era capaz de fazer uma velocidade constante que foi uma das maiores necessidades da aviação na época. O qual ele construiu um desenvolvido para 1.800 rotações por minuto. 

Nos anos seguintes, ele percebeu que a idéia de um motor alimentado magneticamente não era tão prático como um gerador de alta potência magnética, por isso seu trabalho posterior foi direcionado para o gerador. 

Para evitar confusões, convém referir que o primeiros experimentos começaram em um motor de alta potência magnética e, posteriormente, um gerador. 
As primeiras experiências significativas sobre a versão do motor foram realizadas na Selfridge Field, Detroit, sob a direção do Major Thomas G. Lanphier, comandante do campo e líder da Primeira Pursuit Group. 

O dispositivo foi demonstrado na Selfridge em um pequeno modelo de avião que ele esperava colocar seu motor em larga escala  [powered by campo magnético da Terra] para à Aeronáutica que  vinha desenvolvendo o projeto desta aeronave. Repórtes  de jornais foram convidados para relatar o que viram em demonstração. 
Um desses relatórios foi creditada a William B. Stout, presidente da Air Stout Service, Inc., e criador de The All-metal  que desenvolvia um tipo de avião utilizado pela Ford Motor Company. Stout, os comentários foram: "A manifestação foi muito impressionante. Foi realmente estranho. Gostaria muito de ver um modelo de grandes dimensões, sustentado por esse motor magnético. 

                     Major Lanphier fez comentários à repórteres após a apresentação que foi:
           "A coisa toda é tão misteriosa e surpreendente que tem a aparência de ser uma farsa." 
"Eu era extremamente cético quando vi o primeiro modelo", continuou ele, "mas eu ajudei a construir a um segundo e testemunhei a dissolução do ímã. Tenho a certeza de que não havia nada farsas sobre ele."
Foi a experiência Selfridge Field, que desencadeou uma série de notícias na imprensa dos EUA. Histórias com manchetes estridentes em jornais como o Detroit Free Press, Detroit News, Times Detroit, papéis de Pittsburgh, The New York Times, e muitos outros. A maioria deles marcou o instrumento e demonstrou na Selfridge o motor "milagre", e havia fotos de Major Lanphier, Col Lindbergh, Lester e seu motor.

Uma noticia ainda afirmou que, a seu pedido, Lindbergh e Lanphier estavam voando para Nova York para mostrar o motor para a Fundação Guggenheim para a Promoção da Aeronáutica.

Relatórios posteriores, no entanto, ressaltou que Lindbergh não tinha nada a ver com as experiências, e que ele tinha acabado nesta altura de estar com um casal amigo no dia das manifestações.

Porém os testes em Selfridge pareceu satisfazer Lanphier e seus associados, como nunca, e durante o período que ele estava lá, o modelo construído pelos técnicos foi obtido o elevado índice de 1.800 rotações por minuto, e anunciaram que seu desempenho foi totalmente satisfatório. Estima-se que estes motores teriam executado posteriormente rotações entre 2.000 a 3.000 horas de uso antes  do centro do ímã ter de ser recarregado de forma natural e sem ajuda de força elétrica ou outra qualquer .  
 
Um homem chamado Dr. FW Hochstetter, do Hochstetter Research Laboratories, em Pittsburgh, convocou às pressas uma entrevista coletiva e exibido o modelos dizendo que não fora o tal motor movido por magnetismo que tinha movido o tal avião.  Ele demonstrou-os, quando estavam descarregados e dizia que não iam trabalhar, ele declarou Hendershot era uma farsa, e que o motor funcionou só por causa da energia proveniente de tanques de combustível  escondidos. 

Lester foi ridicularizado, e foi lhe ofertado dinheiro para esquecer o projeto. Cerca de 25 000 dollares que era uma fortuna para 1920, para abandonar o projeto pois  feria o interesse de uma grande empresa, à que veio aceitar por pressão de todos os lados. 

Durante o seu tempo de vida, foi perseguido e vivia em constante medo sobre pressões ocultas, pois tinha o ideal de que seu motor não poderia estar sobre a mão de nenhum governo mais sim para o benefício do mundo. 

Em 1957 recebeu uma proposta do governo mexicano para desenvolver o seu motor em campos agrícolas, por meio do seu médico que falava espanhol.  Lester se dirigiu ao México com sua família, e em 1958 comentava com sua esposa que sentia algo estranho com seus colegas de projeto, porque ficam em pequenos grupos falando em espanhol e olhando sempre para ele, já que não entendia nada nessa língua, causando o seu retorno para os EUA as pressas por medo de atentado à sua vida.  Em 1960  Dr. Lloyd contactou-o e convence-o que possuía uma empresa privada e que desenvolvia projetos para a Marinha dos EUA, retomando o projeto, e que vários modelos foram construídos e difundidos sobre meios políticos até seus arquivos e  resultados. 

Em 19 de Abril de 1961, seu filho o encontrara morto em sua casa, e no relatório final foi finalizado como suicídio.  

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