domingo, 7 de novembro de 2010

Campanha Política e o retorno do Dinheiro aplicado em Campanhas

Nenhum doador de valores para campanha ficará a esmo, cedo ou tarde cobrarão os seus valores doados para o seu próprio bem, uma construção super faturada aqui, um medicamento obrigatório lá e por assim vai. Aqui vai uma reportagem sobre o aumento das doações das construtoras nessa última eleição. 

As empreiteiras mais que triplicaram o volume de doações para os políticos que se elegeram para o Congresso neste ano em relação a 2006. Dos congressistas eleitos, 54% receberam recursos das construtoras em 2010, um total de R$ 99,3 milhões, informa reportagem de Silvio Navarro eBreno Costa, publicada neste domingo pela Folha
Levantamento feito pela Folha nas prestações de contas disponíveis no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que 306 congressistas que assumirão mandatos em fevereiro (264 deputados e 42 senadores) receberam contribuições de construtoras.
Há quatro anos, as empreiteiras declararam ter doado R$ 32,6 milhões (valores corrigidos pela inflação). A conta tem apenas uma ressalva: este ano foram disputadas 27 vagas a mais no Senado do que em 2006, quando foi eleito apenas um senador para cada Estado.
As empreiteiras superaram com folga outros tradicionais doadores, como bancos, mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio.

Sem comentários: