O campo magnético da terra, ou magnetosfera, que protege o nosso planeta das partículas solares e do vento cósmico, não é homogêneo; possui buracos gigantescos que se ampliam ou diminuem conforme o alinhamento dos campos magnéticos da Terra e do Sol.
Ao contrário do buraco da camada de ozonio, que na estratosfera, este é um fenómeno natural e não sofre infuência da atividade humana. Os buracos na magnetosfera podem ter grande influência sobre as telecomunicações, afetando principalmente as comunicações via satélite, mas não afetam a saúde humana.
Através dos dados dos satélites da missão " Themis", ciêntistas norte americanos descobriram que um dos buracos surge nas altas latitudes sobre o hemisfério norte e o outro sobre altas latitudes do hemisfério sul, os Buracos surgem no lado da terra em que é dia, onde o campo magnético da terra está voltado para o sol e é menos espesso.
Segundo a previsão de ciêntistas no ano de dezembro de 2012 o sol emanará uma tempestade de energia maior já vista por nossa civilzação, isso ocorrendo ocorre o perigo de todos os nossos satélites serem danificados seriamente com esta onda de calor poderosissima, com plena certeza algo acontecerá para este ano, pois até o meio ciêntifico anuncia situações jamais acontecidas antes na história da astronomia.
Sem comentários:
Enviar um comentário